

ESPECIALISTA MÉDICO
Especialistas médicos são na verdade jogadores incumbidos da função de tratar "ferimentos de jogo".
Como tal eles têm a capacidade de “curar” os demais jogadores de sua equipe que foram alvejados e assim recolocá-los de volta ao jogo rapidamente, usando para isso ataduras que os próprios operadores devem portar. Portam armas como qualquer outro jogador e podem jogar livremente, como for do acordo do time. (poderão haver de um a vários médicos por time, de acordo com os critérios da organização).
O Especialista Médico irá utilizar do IFAK do jogador alvejado, para a reabilitação deste que teve um ou mais membros atingidos em jogo (braços e pernas).
Para tanto, ele deverá aplicar a atadura na ARTICULAÇÃO do membro atingido, indicando que o jogador está mais uma vez apto a exercer suas funções de jogo. No caso de ferimento crítico, a atadura deverá ser aplicada ao redor do tronco do operador alvejado. As ataduras são individuais e não podem ser cedidas para curar outros jogadores.
Caso o "Especialista Médico" seja atingido e ferido nos braços ele não pode se "tratar" e nem atender outros colegas. Qualquer outro jogador poderá curar o "Especialista Médico". Em hipótese algum este especialista se “automedica”, necessitando assim, de atendimento de outro jogador.
Caso o Jogador ferido receba um disparo no tronco ou na cabeça, será considerado crítico. A escolha da atadura (12, 15 ou 20x180) deu-se pelo fator comprimento, o qual despende cerca de 1:30 minuto para sua aplicação. Também pelo fator comprimento, ao aplicar sobre a articulação do membro atingido, reduz em mais de 70% a mobilidade deste, dificultando a tarefa e aumentando o realismo, simulando um ferimento real.
Assim, não é permitido dobrar a atadura ou qualquer outro tipo de artifício que abrevie a aplicação desta. É também vedado ao jogador ferido auxiliar o médico girando o corpo, por exemplo.
Para atendimento ao ferido o médico deve proceder da seguinte forma:
1. O médico deve retirar o pano vermelho do operador atendido e entregar o pano ao mesmo para iniciar o procedimento.
2. Ao retirar o pano vermelho o ferido poderá atirar e informar sobre o posicionamento do time adversário;
3. Ao finalizar o atendimento o médico deverá indicar ao ferido que o atendimento foi finalizado, permitindo assim que ele volte a se movimentar em campo.
4. É permitido ao ferido utilizar seu armamento durante o procedimento de recolocação em jogo (cura sendo realizada pelo médico).